quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Dicas simples para fazer um TCC (Monografia) nota 10

Quando a formatura da faculdade vai se aproximando, aquele peso nas costas da obrigação do dia a dia vai passando. O caminho é longo e duro e saber que em breve você terá o diploma faz com que a reta final se torne mais leve.
Porém, ainda falta um dos obstáculos mais difíceis de qualquer formando: apresentar o TCC. Ouvir essas três letras chega a dar até calafrios para algumas pessoas. Um bom TCC não deixa “arestas” e aborda todos os pontos do tema proposto. Por isso, é comum ocorrer dezenas de versões até sair o documento final.
Por isso, separamos algumas dicas interessantes para você conseguir levar esse desafio final com mais facilidade e conseguir ter seu tão sonhado diploma nas mãos.

Planeje seu Grupo com Antecedência
Trabalhar em grupo não é algo simples. Por mais responsáveis que todos os integrantes sejam, as rotinas e os horários de folga que cada um possui acabam trazendo problemas para o grupo todo.
Por isso, pense com cuidado em quem serão as pessoas que irão compor seu grupo de TCC. As vezes é mais proveitoso dividir seu grupo de amigos em dois, baseado nos horários ou até nas regiões que cada um reside. A não ser que todos tenham todo o tempo do mundo e morem perto um dos outros (o que é muito difícil de acontecer), vocês terão que administrar o tempo e o progresso do trabalho com muito cuidado.

Tenha Sempre um Plano B
Imagine que você tenha escolhido um tema de TCC fantástico, porém, bem no meio do percurso você percebe que foi uma escolha ruim. O trabalho inteiro irá para o lixo? Não se você já tiver pensado em um Plano B no inicio do trabalho. Isso fará com que você crie o conteúdo de seu trabalho em blocos que poderão ser reaproveitados para outro trabalho. Além disso, você poderá guardar referências bibliográficas que poderão ser úteis em seu plano B.

Não deixe para aprender as Normas ABNT no Final
Muitas pessoas deixam para aprender a fazer as normas ABNT só nos últimos dias do trabalho. O grande problema disso é que algumas regras e normas da ABNT solicitam alguns tipos de informações mais detalhadas das fontes utilizadas no trabalho. Isso pode fazer com que você tenha que correr atrás do que já poderia ter sido feito.
Por isso, dê uma lida nas regras e entenda pelo menos os básicos das normas ABNT antes mesmo de iniciar o trabalho. Confira todas as normas ABNT neste site.

Um comentário:

  1. Ai eu aqui batendo cabeça pra começar meu TCC. É duro fazer um trabalho destes e tenho pouco tempo já. Vou dar uma olhada nesse site com as regras ABNT e ver se tem alguma coisa que não sabia. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails