segunda-feira, 1 de junho de 2015

Petrolatos em produtos de cabelos!!


X


Olá meninas, hoje o assunto é um pouquinho mais técnico porem de grande importância para quem trata com cuidado os seus cabelos e se preocupa com os produtos que compra. Informação nunca é demais e no final a decisão é de quem usa, do consumidor.
Pois bem, mas o que são "Petrolatos"?
Os Petrolatos são componentes derivados do petróleo e podem vir nos rótulos escritos dessa forma: Paraffinum Liquidum / Parafina Liquida , Mineral Oil / Óleo Mineral , Petrolatum / Petrolato, Vaselina.
Esses componentes são usados em produtos de cabelos pois são altamente emolientes e de baixíssimo custo para as fábricas, tornando-se então lucrativo para quem produz, sai muito barato, por isso são tão usados nas fórmulas de váários produtos capilares e de beleza.
Petrolato branco
O fato é que petrolatos não possuem nenhum teor hidratante, muito menos nutritivo, então como eles funcionam nos cabelos?
Os petrolatos melhoram a aparência dos cabelos a curto prazo, como um efeito imediato, o cabelo fica com aspecto brilhoso, maleável, e com a fibra capilar envolvida por uma espécie de filme que retem por mais tempo a hidratação, só que isso é uma maquiagem que na próxima lavagem sai, não é um tratamento, é uma "capa". As empresas dizem que esse componentes "protegem" os cabelos, mas essa suposta proteção impede até a água de penetrar na fibra capilar podendo ocorrer o ressecamento pois o óleo mineral não é solúvel a água, por isso ele se acumula nos fios retendo sujeiras e resíduos, somente um shampoo anti-resíduos que possui ph alto consegue eliminar o óleo mineral dos cabelos, mas shampoos anti-resíduos não devem ser usados com frequência porque abre muito as cutículas dos fios e pode ressecar.
Óleo mineral (parafina líquida)
No entanto, não é correto dizer que o óleo mineral (parafina líquida) danifica o cabelo, porém ele é um óleo que não trata, ao contrário dos óleos vegetais (côco, amêndoas, abacate, argan, etc) que nutrem os cabelos com vitaminas e ácidos graxos.
Eu concordo com o Ronaldo do "Ronaldo liberte os cachos" quando diz que não é justo pagar caro numa máscara que possui parafina líquida na composição já que é um item super barato para as fábricas, e se você paga mais caro num produto é para ter, por exemplo, um óleo de argan concentradíssimo e não um óleo mineral que é muito baratinho. E sim existem no mercado boas máscaras que contém parafina líquida, mas com certeza essas mesmas máscaras sempre possuem outros componentes muito bons em suas fórmulas que chegam a superar a presença dessa parafina. 

Então é isso meninas, claro que algumas de vocês devem usar uma máscara, ou um creme de pentear que contém parafina líquida e mesmo assim amar o produto, por exemplo o Silicon Mix que é uma máscara sensacional e têm parafina na composição, tudo bem, se você gosta, se você acha que não está te prejudicando até acho que você deva continuar a usar, mas quis passar essas informações para todas nós termos consciência do que usamos, alem disso o saber nunca ocupa lugar, agora cabe a cada uma decidir o que usar.
Eu particularmente não uso creme de pentear com parafina líquida porque deixa meu cabelo muito pesado, "endurecido", e antes eu nem sabia porque alguns cremes de pentear deixavam meus fios assim, outros cremes não. Aí descobri que era a parafina líquida que dava esse resultado, mas para outras pessoas cremes com parafina dão um ótimo resultado, então vai de cada um, contudo hoje você aprendeu que parafina não trata.
Espero que vocês tenham gostado desse post, e por favor deixem aí em baixo nos comentários a sua opinião.
Bjuuus!


http://www.ronaldoliberteoscachos.com.br/

7 comentários:

  1. Adorei o post, muita gente não sabe disso , é um bom alerta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um alerta mesmo, aprendi e estou repassando, muito obrigada!

      Excluir
  2. Bom saber disso. Amei.

    http://meutomdepink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Hainoan, fico muito feliz, bjuus!

      Excluir
  3. Ótimas Dicas, poucos reconhecem o quanto o cabelo precisa de cuidado.

    Obrigado por compartilhar!

    Programa Reconstrução Capilar

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails