domingo, 31 de janeiro de 2010

Dicionário da moda: tradução dos termos técnicos usados no mundo fashion!

Meninas, uma contribuição para os seus conhecimentos técnicos sobre assuntos fashions , um pequeno dicionário de moda...tenham uma óteema semana!!!!!

1 - Sobre-tudo - Modelo longo em lã, que pode terminar abaixo dos joelhos ou chegar até os pés.

2 - Trench Coat - Casaco comprido, tipo capa de chuva com a cintura marcada por cinto - que nunca é afivelado, e sim amarrado. Criado na Inglaterra para os soldados usarem nas trincheiras (trench em inglês) durante a I Guerra Mundial e feito originalmente em lã ou gabardine impermeável. Imortalizado por detetives e espiões no cinema, impossível não associá-lo à Humphrey Bogart em Casablanca.

3 - Três-quartos - Casaco que vai abaixo dos quadris ou, no máximo, até os joelhos, com modelagem reta.

4 - Maxicardigã - Feito de tricô e com comprimento abaixo dos quadris ou até acima dos joelhos.

5 - Cardigã - Um suéter clássico de lã com abotoamento frontal.

6 - Parka - Casaco mais esportivo com modelagem ampla e muitos detalhes – zíper, bolsos e barras e amarrações.

7 - Spencer - Um paletó mais curto, sobre o quadril.

8 - Paletó - Casaco com modelagem mais masculina.

9 - Casaqueto - Casaco curto com mangas retas e tecido estruturado.

10-Bolero - Casaco curtíssimo que cobre até a altura do busto.
 
Nud- Diga:núd
Palavra  inglesa  que significa "nú, despido". O termo designa tons que se assemelham ao da pele, como bege, areia e rosa claro. Vale usar um look inteiro em nude ou, para criar um contraste, a tendência com preta ou azul marinho.

 PÍTON (PYTHON) - Diga: páiton
Algumas pessoas, mais apegadas a estrangerismo, preferem a versão em inglês da palavra. Mas píton e python significam a mesma coisa uma espécie de cobra. Acessórios de píton vão bem em roupas básicas ou coloridas, mas não estampadas.

Baloné: Isso tá super em alta.É literalmente aquele modelo "balãozinho",mais largo em cima e justo embaixo,dando uma impressão de "fofo".


Evasé: Ao contrário de baloné é aquela modelagem que começa justa e vai ficando mais larga, só que reta.


Tubinho: o tipico vestidinho básico,nem mto justo nem mto largo,de corte reto.


Saia plissada: A saia plissada aumenta o quadril e é uma boa alternativa para quem possui quadril estreito. O modelo fica bem tanto em festas como no trabalho, é só saber escolher o tecido certo para cada ocasião.


Saia envelope:O modelo de saia envelope é apenas uma faixa de tecido enrolado em volta do corpo e preso por um botão ou fita. Para não ocorrer problemas na hora de abrir, este modelo deve estar em um tamanho correto, garantindo ainda um bom caimento. Pode ser usada em qualquer ocasião. Mulheres acima do peso devem usar a saia envelope com comprimento de dois dedos acima do joelho, as baixas podem usar a saia envelope em versão mais curta.


Saia tulipa: A saia abaulada ou saia tulipa tem um modelo volumoso na cintura e é mais estreita na barra. Tem pregas ou franzidos na parte superior, é reta embaixo. Não é permitido para quem tem seios e quadril volumosos, nem para quem está acima do peso, já que acrescenta volume no abdômen e dá um efeito exagerado ao visual. Quem tem o corpo retangular ou em formato de ampulheta podem apostar em cheio no visual, pois dá volume ao quadril e impressão de formas curvilíneas.


Saia lápis: Quase sempre de cintura alta [não é obrigatório],são aquelas saias mais compridas,na altura do joelho é clássica, que acompanham o formato do corpo.Não é justa,porém acentua as curvas. [cuidado com elas].


Godé: O clássico modelo "rodadinho" do anos 60.


Boyish: Diga: bóiish.
Em inglês, significa 'ameninado', ou seja, que tem elementos masculinos. Bons exemplos: coletes, gravatas, camisetas larguinhas, etc. Use peças boyish com outras mais femininas.


Candy Color : Diga: quêndi cólors .
Literalmente: 'cores de doces'. Imagine um pote cheio de jujubas ou balas de goma. Vê os diferentes tons correspondentes a cada sabor? Pois estas são as candy colors. Tons alegres, porém suaves, de rosa, verde, coral, azul, amarelo, etc. Una-os a cores claras, para um visual leve e bem verão. Acessórios de píton vão bem com roupas básicas ou coloridas, mas não estampadas.



Peep Toe: modelo de sapato fechado,com uma pequena abertura na parte dos dedos.



Mary Jane: Sapato de bico arredondado e uma tira que atravessa o peito do pé. Muito delicado, geralmente é confundido com o sapato boneca.


Scarpin: O scarpin é o sapato feminino propriamente dito. Por definição, sapato é o calçado que esconde os dedos do pé e é fechado na parte de trás (parte posterior). O scarpin pode ter bico fino, arredondado ("sapato de boneca") ou quadrado. Um scarpin deve ter salto. A medida é de no mínimo 4 cm[carece de fontes?], e se o salto for maior do que 10 cm, o scarpin passa a ser chamado de stiletto.


Ankle Boots: “Ankle” siginifica tornozelo, portanto as Ankle Boots são botas curtas que vão somente até o tornozelo.


Bolsa clutch: Resumindo,é só um nome bonito pra aquelas tipicas carteiras de mão.
 


Salopete: é a versão saia das jardineira,em geral as salopetes acabam abaixo do peito,ou seja,use com algo por baixo rs. Tirando a parte da cava ser maior [feito uma jardineira mesmo], a salopete é quase igual a um vestidinho.


Sapato oxford: modelagem de sapato fechado e amarrado com cadarço.


Mule: Esse modelo tem origem em um chinelo marroquino bastante popular na Turquia. Vai bem com vestidos, saias na altura dos joelhos e shorts. É um estilo mais informal e deve ser evitado com calças compridas, pois a bainha fica entrando no sapato. Por mais estranho que pareça, as mules rasteirinhas são mais elegantes do que as de salto alto.


Vintage: retrô, antigo, recuperação de estilos e tendencias antigas.

Mais...

CHANEL - Diga: Chanél
Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971) ou Coco Chanel, foi a estilista francesa que revolucionou a moda feminina a partir dos anos 20. Quando as mulheres ainda vestiam espartilhos, ela ousou com vestidos amplos e elementos masculinos (o cardigã). O colar de pérolas, o tailleur e o 'pretinho básico' são alguns dos seus símbolos de elegância.

COCKTAIL DRESS - Diga: côctel dres
Moda nos anos 50, o vestido coquetel é aquele modelo na altura dos joelhos (um pouco acima ou abaixo, dependendo do comprimento das suas pernas), de tecido mais refinado. Pode ser usado em festas de manhã ou à tarde, jantares e, claro, coquetéis!

DENIM - Diga: dênim
O alemão Levi Strauss, inventor do jeans, exportava da cidade francesa Nîme o tecido para fabricar suas calças. Por isso, deu-se ao material o nome denim (de Nîme). Ou seja, é um sinônimo de jeans.

FLUO - Diga: flúo
Forma encurtada de fluorescent, que quer dizer florescente em inglês. No verão, vem em blusas, acessórios, bijus e até esmaltes. Use com moderação.

VINTAGE - Diga: víntadge
Em inglês, vint quer dizer 'vinho' e age, 'idade'. Refere-se ao melhor de uma década, dos anos 20 aos 90. Pode-se dizer que uma peça é vintage ou que tal pessoa tem um estilo vintage. A roupa não precisa ser Necessariamente antiga, só parecer de outra década. Use-a com algo moderna para não se assemelhar a uma viajante do tempo!


http://www.ch2calcados.com.br , http://mdemulher.abril.com.br

2 comentários:

  1. amei esse site parea um trabalho amei tambem as roupas os sapatos
    ,

    ResponderExcluir
  2. adorei esse site para fazer meu trabalho da faculdade sobre moda.Obrigada.
    Rebecca S.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails